Missões como fazer? 2ª Parte

chamada48

Missão é função ou poder que se confere a alguém para realizar um projeto. É um encargo missionário para pregação da fé cristã.

Existem missões locais, onde a igreja cria um projeto que visa alcançar a comunidade através de evangelismo e obras sociais. Porém, na íntegra, isso não é missão, pois na comunidade local se faz evangelismo visando abrir ou ampliar obras. Missão tem o sentido de alcançar os não alcançados na região “da Judéia, Samaria e confins da terra”. É plantar igrejas onde não tem nenhuma igreja plantada. Foi dessa forma que o apóstolo Paulo realizou obras missionárias. Porém, quando alcançamos etnias diferentes em
nosso território, estamos fazendo missões transculturais. Exemplo: Ao alcançamos o povo árabe no Brasil estamos fazendo missões transculturais; quando evangelizamos as nações indígenas estamos fazendo missões transculturais também. Em fim, existem missões locais, regionais, estaduais, nacionais e transculturais. Todos esses campos missionários são terrenos geográficos que ainda tem milhares e milhões de pessoas serem alcançadas pelo Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo.

Pensando nisso, desenvolvi um estudo que visa orientar e ensinar aos cristãos que tem esse desejo missionário nos corações e estão “parados” dentro de suas igrejas locais!

Postarei semanalmente partes desse estudo até que esteja por completo, vou identificar por partes numeradas e parte final para identificação.

PARTE 2 

Como podem os Cristãos envolver-se no evangelismo?

Eles devem pessoalmente assumir a responsabilidade de transmitir o evangelho. A Bíblia diz em Mateus 9:37-38 “Então disse a seus discípulos: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.”

O evangelismo é um trabalho para todos os Cristãos em todo o mundo. A Bíblia diz em Mateus 28:19-20 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”

Compartilhar Jesus Cristo com outros deve ser parte do nosso estilo de vida. A Bíblia diz em Colossenses 1:26-29 “O mistério que esteve oculto dos séculos, e das gerações; mas agora foi manifesto aos seus santos, a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória; o qual nós anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo; para isso também trabalho, lutando segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.” As Boas Novas devem ser pregadas em toda a parte antes de Jesus voltar. A Bíblia diz em Mateus 24:14 “E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”

Não precisa ser sofisticado, ou ter muitos diplomas para compartilhar Jesus Cristo com outros. A Bíblia diz em 1 Coríntios 2:1-5 “E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder; para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.”

Deus nos chama a ser representantes de Jesus. A Bíblia diz em 2 Coríntios 5:20 “De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus.” Evangelismo é falar sobre Cristo, mas é também ser um modelo da verdade.

A Bíblia diz em Marcos 16:15 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.” . A Bíblia diz em João 13:35 “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” Evangelismo é mais que pregar e dar testemunho.

A Bíblia diz em Isaías 61:1 “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos.”

Definindo evangelismo Evangelismo…

* é a tarefa de testemunhar de Cristo aos perdidos – Lucas 19.40

* é a tarefa de conduzir o pecador à salvação – 1 Coríntios 9. 22

* é a tarefa de alistar vidas ao serviço de Cristo – João 1: 45

* é expressar o que somos em Cristo – 1 Coríntios 15.17

Resumindo: O evangelismo é o esforço que toda igreja deve fazer para alcançar o coração do homem com a Palavra de Deus.

Pr. Levi Soares – Ministério Visão Profética / Projeto Impactados Para Impactar